quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Curiosidades Bíblicas: "O Grande Eu Sou e os deuses do Egito"

Todos um dia já ouviram falar das pragas do Egito, quando Moisés tentou tirar por ordem de Deus o povo israelita escravizado no Egito.
Mas porque razão foi necessário as dez pragas sobre aquele povo? Qual era o recado de Deus para faraó e os egípcios?

O Egito na época de Moisés era a maior potencia em termos de governo, domínio e tecnologia. Um país avançado nas artes, na engenharia, arquitetura, administração e muito mais. O Egito era governado por um faraó, mas além de adorá-lo como uma encarnação do deus sol adoravam também cerca de 2000 deuses. Praticamente tudo que existia estava associado a um deus. Então, nosso Deus levantou Moisés para revelar Sua glória ao Egito e a pergunta de Moisés foi: Senhor, quando me perguntarem Seu nome o que é que eu digo? E a resposta foi: "EU SOU O QUE SOU, EU SOU me enviou a vós" Êxodo 3.14
Em resumo, Deus estava falando que Ele era o grande Eu sou, Ele era tudo e nada podia ser comparado a Ele. Então, quando Moisés apresentou o grande EU SOU a faraó, é óbvio que ele não iria acreditar que apenas um Deus, com um nome tão estranho pudesse vencer os cerca de 2000 deuses do Egito. Então, Deus começa a mostrar seu poder sobre cada um daqueles deuses através das 10 pragas:

Primeira praga: Águas tornam-se sangue
O rio Nilo era adorado pelos egípcios, aliás o Egito era considerado uma dádiva do Nilo. Ele criam que os principais deuses governavam o Nilo. Dentre tantos o principal era o deus Hâpi, chamado de "o criador do homem, que foi formado através da lama do Nilo."
Quando as águas do Nilo se tornaram em sangue por sete dias e toda vida do Nilo cessou, Deus mostrou sua onipotência ao Egito, derrotando o deus Hâpi.

Segunda praga: Rãs
Outro deus adorado no Egito era a deusa Rã Heqt, chamada "deusa da ressurreição". Quando as rãs invadiram o Egito e morreram, elas foram ajuntadas aos montões sobre a terra, que ficou cheirando mal por muito tempo. Deus mais uma vez mostrando que Ele é o único! Onde estava a deusa da ressurreição neste momento?

Terceira praga: Piolhos
O pó da terra se transformou em piolhos e isto foi considerado magia pelos egípcios, então os magos invocaram a Tot, considerado "senhor da magia", mas eles foram totalmente desmoralizados, pois os seus deuses não responderam as suas petições.

Quarta praga: As moscas
O Egito adoravam a Ptah, chamado "criador de todas as coisas", inclusive das moscas. Quando a terra do Egito foi invadida pelas moscas, com excessão da terra de Gósen, onde o povo de Israel vivia. Deus estava guardando o Seu povo e derrotando a Ptah.

Quinta praga: A peste nos animais
Deus derrotou dois deuses em uma só vez. Derrotou Hathor, a deusa-vaca e derrotou Àpis, o deus-touro, aquele mesmo bezerro de ouro que os israelitas quiseram adorar depois.

Sexta praga: Úlceras
Tanto homens como animais foram acometidos de furúnculos e sarnas com esta praga. Os magos clamaram a Imhotep, considerado "deus da medicina", mas este não fez nada. Deus o derrotou!

Sétima praga: A Saraiva
Nesta praga os céus do Egito se encheram de trovões e fogo, imaginem o desespero daquele que olhava para o céu. Foi assim que Deus mostrou que tanto Reshpu, chamado de "controlador das chuvas e trovões", quanto Nut, considerado "deus-céu" não tinham poder nenhum.

Oitava praga: Os gafanhotos
Faraó confiava em sua força e na força do deus Min, "protetor das lavouras", para  guardar seus celeiros dos gafanhotos. Mas Deus os derrotou, pois os gafanhotos não deixaram nem uma folhinha sobre toda a terra do Egito.

Nona praga: Trevas
Por três dias o Egito ficou mergulhado em densas trevas, trevas que eram palpáveis de tão densas. A luz do Egito, representada pelos deuses Rá, "deus-sol" e Hórus e Aten, "deuses solares", foi apagada. Mais uma vez Deus mostrando sua grandiosidade.

Décima praga: A morte dos primogênitos
Faraó era considerado a encarnação de Osíris, "o doador da vida" e também a Ísis, "deusa da vida". Nem Faraó, nem Ísis e nem Osíris puderam trazer os primogênitos de volta a vida. Deus é Senhor sobre tudo e todos!!!

Assim, Deus mostrou que Ele é o GRANDE EU SOU, aquele povo pôde ver que seus deuses eram completamente inúteis e que só há um Deus sobre toda a terra. Assim diz o Senhor: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei..." Isaías 42.8

Extraído de: adoracaosemlimitesmariangela.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário