terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Evangelho de Jesus Cristo!

Assista o vídeo de uma das pregações de Paul Washer na Conferência Fiel:




Em nossa tragetória na terra, depois de nos convertemos e quando crescemos na fé, muitas vezes prosseguimos como simples cristãos, sem uma verdadeira entrega a Deus e a seus propósitos!
 
Grande parte dos cristãos, tem buscado mais a religiosidade por meio da satisfação em ações solidárias, ou no ministério pastoral ou até mesmo em missões, e se esquecem de que o que realmente importa, é que sejamos mais devotos a pessoa de Jesus Cristo e no que Ele fez por nós. Ser religioso não nos satisfará. Somente Cristo nos satisfaz! É tudo sobre Cristo, do começo ao fim!

 
Para que nos tornemos cada vez mais devotos a Cristo, precisamos começar estudando as Escrituras fervorosamente no contexto da história cristã. A sabedoria não nasceu e não morrerá conosco. Veja o que Paulo disse aos Cristãos em Coríntios:
“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1Co 15.1-4)

 
Perceba que neste texto, Paulo nos lembra do Evangelho. Hoje em dia, muitos veem a Jesus e o Evangelho como um momento único, como uma vacina ou uma oração. O Evangelho não é algo pequeno que vemos no começo de nossa vida cristã, mas algo que devemos lembrar todos os dias. E é disso que o Brasil, os EUA e toda nação da terra precisam. O Brasil precisa de um povo que entenda o Evangelho de tal maneira que não necessite nem queira nada além de Cristo.

 
Santificação é quando o amor de Deus através de Cristo e do Evangelho nos tomam de tal maneira que passamos a viver de forma a pertencer a Deus – e amamos pertencer a Ele. Nós precisamos ter uma consciência profunda do imenso amor de Cristo e dos horrores do pecado para viver a vida cristã. 

 
Geralmente costumamos dizer que nosso problema é a fraqueza. O problema não é a nossa fraqueza, o problema é que não a reconhecemos a ponto de nos lançar diante de Deus em oração e leitura da Bíblia. A fraqueza faz par a providência de Deus na vida do crente para que ele se apegue a Cristo.

 
Esta geração precisa de pregadores que vivem diante de Deus em joelhos, e que conhecem a Deus não somente como verdades proposicionais. Ela precisa, sim, de mestres, mas de mestres pegando fogo. Se deixarmos a oração de lado, o que teremos na pregação não será nada além do pó. Homens de Deus nascem de joelhos! 

 
O que precisamos para viver a vida cristã é uma visão de Deus poderosa e limpa, uma compreensão sobre a terrível vida sem Cristo e uma apreensão das glórias de Deus na obra de Cristo. Precisamos realmente de uma visão alta de Deus, uma visão baixa do homem e uma visão gloriosa do Evangelho.

Extraído do Blog voltemosaoevangelho.com e adaptado por Patrícia Monteiro

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns Professores!!!

Hoje, dia 15 de Outubro é um dia muito especial especial!!

É especial principalmente para cada aluno que frequenta a Escola Bíblica e se sente protegido e aconchegado com sua presença... Sim!! Você mesmo, querido professor!


Estamos grandemente agradecidos por tê-los como nossos mestres! Por caminharem conosco, nos ensinarem sobre o Grande Manual de Vida, a Palavra de Deus e por se esforçarem tanto, para estar todos os Domingos a nossa disposição, nos ajudando e esclarecendo nossas dúvidas.

Parabéns professores da EBGet pelo seu dia!
Que o Senhor Jesus, o Mestre dos mestres, abençoe você por sua dedicação e amor a Palavra de Deus às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Que Ele conceda sabedoria e conhecimento, saúde, paciência, criatividade e cada vez mais compromisso e ânimo para Sua obra!

Abaixo, fizemos um acróstico para que você renove suas forças e se inspire para continuar produzindo os maravilhosos frutos que até agora tem produzido!

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15) 

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.
(Provérbios 3.6) 

O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. (Provérbios 16.21) 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isto o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4.8) 

Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22.6) 

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. (Romanos 12.7) 

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém ministrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém! (I Pedro 4.11) 

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. (Salmo 4.1) 

Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas joias. (Isaías 61.10)



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Curiosidades Bíblicas: "O Grande Eu Sou e os deuses do Egito"

Todos um dia já ouviram falar das pragas do Egito, quando Moisés tentou tirar por ordem de Deus o povo israelita escravizado no Egito.
Mas porque razão foi necessário as dez pragas sobre aquele povo? Qual era o recado de Deus para faraó e os egípcios?

O Egito na época de Moisés era a maior potencia em termos de governo, domínio e tecnologia. Um país avançado nas artes, na engenharia, arquitetura, administração e muito mais. O Egito era governado por um faraó, mas além de adorá-lo como uma encarnação do deus sol adoravam também cerca de 2000 deuses. Praticamente tudo que existia estava associado a um deus. Então, nosso Deus levantou Moisés para revelar Sua glória ao Egito e a pergunta de Moisés foi: Senhor, quando me perguntarem Seu nome o que é que eu digo? E a resposta foi: "EU SOU O QUE SOU, EU SOU me enviou a vós" Êxodo 3.14
Em resumo, Deus estava falando que Ele era o grande Eu sou, Ele era tudo e nada podia ser comparado a Ele. Então, quando Moisés apresentou o grande EU SOU a faraó, é óbvio que ele não iria acreditar que apenas um Deus, com um nome tão estranho pudesse vencer os cerca de 2000 deuses do Egito. Então, Deus começa a mostrar seu poder sobre cada um daqueles deuses através das 10 pragas:

Primeira praga: Águas tornam-se sangue
O rio Nilo era adorado pelos egípcios, aliás o Egito era considerado uma dádiva do Nilo. Ele criam que os principais deuses governavam o Nilo. Dentre tantos o principal era o deus Hâpi, chamado de "o criador do homem, que foi formado através da lama do Nilo."
Quando as águas do Nilo se tornaram em sangue por sete dias e toda vida do Nilo cessou, Deus mostrou sua onipotência ao Egito, derrotando o deus Hâpi.

Segunda praga: Rãs
Outro deus adorado no Egito era a deusa Rã Heqt, chamada "deusa da ressurreição". Quando as rãs invadiram o Egito e morreram, elas foram ajuntadas aos montões sobre a terra, que ficou cheirando mal por muito tempo. Deus mais uma vez mostrando que Ele é o único! Onde estava a deusa da ressurreição neste momento?

Terceira praga: Piolhos
O pó da terra se transformou em piolhos e isto foi considerado magia pelos egípcios, então os magos invocaram a Tot, considerado "senhor da magia", mas eles foram totalmente desmoralizados, pois os seus deuses não responderam as suas petições.

Quarta praga: As moscas
O Egito adoravam a Ptah, chamado "criador de todas as coisas", inclusive das moscas. Quando a terra do Egito foi invadida pelas moscas, com excessão da terra de Gósen, onde o povo de Israel vivia. Deus estava guardando o Seu povo e derrotando a Ptah.

Quinta praga: A peste nos animais
Deus derrotou dois deuses em uma só vez. Derrotou Hathor, a deusa-vaca e derrotou Àpis, o deus-touro, aquele mesmo bezerro de ouro que os israelitas quiseram adorar depois.

Sexta praga: Úlceras
Tanto homens como animais foram acometidos de furúnculos e sarnas com esta praga. Os magos clamaram a Imhotep, considerado "deus da medicina", mas este não fez nada. Deus o derrotou!

Sétima praga: A Saraiva
Nesta praga os céus do Egito se encheram de trovões e fogo, imaginem o desespero daquele que olhava para o céu. Foi assim que Deus mostrou que tanto Reshpu, chamado de "controlador das chuvas e trovões", quanto Nut, considerado "deus-céu" não tinham poder nenhum.

Oitava praga: Os gafanhotos
Faraó confiava em sua força e na força do deus Min, "protetor das lavouras", para  guardar seus celeiros dos gafanhotos. Mas Deus os derrotou, pois os gafanhotos não deixaram nem uma folhinha sobre toda a terra do Egito.

Nona praga: Trevas
Por três dias o Egito ficou mergulhado em densas trevas, trevas que eram palpáveis de tão densas. A luz do Egito, representada pelos deuses Rá, "deus-sol" e Hórus e Aten, "deuses solares", foi apagada. Mais uma vez Deus mostrando sua grandiosidade.

Décima praga: A morte dos primogênitos
Faraó era considerado a encarnação de Osíris, "o doador da vida" e também a Ísis, "deusa da vida". Nem Faraó, nem Ísis e nem Osíris puderam trazer os primogênitos de volta a vida. Deus é Senhor sobre tudo e todos!!!

Assim, Deus mostrou que Ele é o GRANDE EU SOU, aquele povo pôde ver que seus deuses eram completamente inúteis e que só há um Deus sobre toda a terra. Assim diz o Senhor: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei..." Isaías 42.8

Extraído de: adoracaosemlimitesmariangela.blogspot.com.br

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Quatro Leis que fazem um Casamento dar certo (Sermão do Pr. Coty)

Classe de casais - Lição do dia 02/09/2012
(Professores Hernani Freitas e Regina)

Gn 2.18 - 25 Examinai as escrituras, pois nelas está a vida eterna.Não existe uma maneira de resolver problemas da sociedade sem cuidarmos das questões do matrimônio. Gn 2.18 Deus deixa claro como encherá a terra e exercerá domínio sobre ela. A Sociologia lança idéia de família sem conceitos bíblicos. O hedonismo em voga tira a liberdade do homem.

Como a sociedade considera o matrimônio?
Gn 2.18 – 25 No capítulo 18 de Gênesis Deus disse que não era bom o homem estar só. Era necessário uma ajudadora. Antes de Deus dar a mulher ao homem, deu-lhe o trabalho. É preciso descansar em Deus. Por isso o homem adormeceu para que ela fosse tirada dele.

Primeira lei Deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher: Lei da prioridade. A pessoa mais importante agora é seu cônjuge. Há uma prioridade. Casamento é o mecanismo divino mais eficaz de Deus para produzir maturidade no ser humano. O que deixa alguém pronto para o matrimônio é a emancipação emocional e financeira. Não podemos mais depender dos pais. Na primeira briga procura a mãe? Agora o homem torna-se marido. A mulher torna-se esposa.

Segunda lei – Se unirá: Lei do esforço. No hebraico é aquilo que se consegue por esforço. Perseguir até que alcançar. Harmonização de alma. Entrosamento emocional e espiritual que se consegue por esforço. Há casamentos de anos em que as pessoas ainda não se uniram. A essência do amor não é sentimento, é mandamento. É algo que vai além do romantismo. Não é só química ou hormônio, mas uma responsabilidade moral. Pode até não sentir, mas pode-se amar. 
Lutero viveu uma das piores épocas da história; A Idade das trevas. Nem os rudimentos bíblicos no sentido de salvação a igreja tinha mais. Ele estava na Era das indulgências. Por isso não existe reavivamento sem reabiblamento. Ele descobriu então que o justo viveria pela fé. Não eram as indulgências. Isso foi um grande impacto sociológico.
Lutero criou uma grande revolução sexual ao estudar a Bíblia e traduzir o Novo Testamento. O texto lido sobre o casamento impactou a época. Pessoas viviam em isolamento para buscar a Deus nos monastérios. O conceito de santidade era a abstinência espiritual. Como se ato sexual mesmo no casamento fosse considerado impuro. 
Na época do capítulo 2 de Gênesis não havia governo nem instituição. O conceito de família era o princípio mais básico. Portanto casamento é a escola do caráter. Para servir a Deus ainda melhor temos que nos casar. Viva Lutero! Monges e freiras começaram a se casar, inclusive a esposa dele. Lutero disse que um ano de casamento o santificou mais do que 10 anos de monastério. Casamento não é para frouxo. É para quem quer ter caráter. É exercitar valores como fidelidade, compromisso, verdade. 
 
Terceira lei – Serão os dois uma só carne: Lei de pertencer.
Nada agora mais é só seu. O que é mais particular e privativo de cada um será dos dois. Não há nada mais privativo do que o corpo. O corpo de um passa a pertencer ao outro. Imagina só as outras coisas além do corpo, como cartão, cheque, etc.
O texto que melhor identifica aliança é “Pai, todas as minhas coisas são tuas e todas tuas são minhas e nisso sou glorificado.” Rendição total a Deus. Tudo o que é seu é de Deus e tudo o que é de Deus é seu. O sobrenatural a partir daí passa a tocar no espírito do homem. Quando violamos a Lei de pertencer passamos a produzir separação. Deve haver disposição de compartilhar.

Quarta lei – Ambos estavam nus: Lei da nudez.
Nudez além da física: Nudez da alma! Não esconder o pecado, as dúvidas, temores e vergonhas para si. Um casal deve possuir uma vida transparente. A integridade é o princípio da intimidade e da confiança. Não existe legítima intimidade sem confiança e vice versa. Não há integridade sem verdade! E é isso que faz um casamento dar certo. 
Para resolver questões de casais que guardam segredos um do outro, que alicerçam a vida na mentira e na dissimulação; A lei da nudez é o princípio. Deus compartilha suas frustrações conosco através da vida de Oseias: Ele se casou com uma prostituta para mostrar como Jerusalém se prostituiu e traiu a Deus. 
No capítulo 6 vemos o processo para cuidar da ferida da violação do matrimônio. Deus faz a ferida e a cura! Uma verdadeira cirurgia espiritual! Pode ser que doa para que haja cura no casamento (uma ferida que trata da ferida). Não há como lidar com o adultério superficialmente. Não há como compartilhar com o cônjuge que o traiu sem feri-lo profundamente. É muito duro! A única chance é um processo cirúrgico de rasgar, expor e tratar profundamente. É necessário ser responsável pelo pecado para que Deus opere. Só assim dará certo.

Conclusão
Assumindo compromisso com estas Leis todo casamento torna-se viável. Isso pode produzir impactos por gerações. Certamente podem restaurar os fundamentos para o bem da sociedade. Se precisamos de um conserto é necessário primeiro uma decisão. Temos 48 horas para tomar as decisões. Caso não o façamos dificilmente o faremos depois. Mudança começa com quebrantamento, humildade e determinação. Deus habita e vivifica o contrito e quebrantado de coração. Existem oportunidades na vida de recomeço! Reconstrua! Acerte sua vida conjugal! Deixe Deus a restaurar! 

Sejam unidos e tenham sabedoria nos momentos em que a tempestades sobrevier. E isto vale para qualquer área de sua vida! "E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." Romanos 5.3-5

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reunião EbGet

Venha interceder pela Escola Bíblica neste Sábado (01/09) às 19h30, na sala da Escola Bíblica, na Igreja Batista Getsêmani Templo Sede. É muito importante orarmos pela divulgação da Palavra de Deus e para que Deus dê a cada professor a sabedoria que provém Dele.

A história da Bíblia no Brasil Império



Trazida ao Brasil pela família real portuguesa em 1808, a Bíblia Sagrada passou a ser difundida em um período onde apenas um em cada dez brasileiros sabia ler. Para mostrar como a mensagem era difundida nessa época a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando o livro “A Bíblia no Brasil Império”.

O livro de autoria de Luiz Antonia Giraldi, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, traz em riquezas de detalhes da época quando a distribuição das Sagradas Escrituras tinha poucas possibilidades de acontecer.
Diversos obstáculos precisavam ser atravessados para que a Palavra de Deus fosse difundida no período que durou até 1889, quando aconteceu a proclamação da República, entre eles a falta de estradas e meios de transportes que pudessem ser usados para levar a Bíblia para todo o país.
A edição especial é voltada para estudantes e professores de Teologia e leitores interessados em história do Brasil, com essa obra será possível entender como apesar de todas as circunstâncias como o Livro Sagrado conseguiu ser difundido.
Para tal feito foi de extrema importância o trabalho de duas sociedades bíblicas, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Sociedade Bíblica Americana que trabalharam muito, chegando a bater de porta em porta para preparar o caminho para os futuros missionários.