quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Boletim EBGet - Seja Edificado através desta Palavra!
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Curiosidades Bíblicas: "O Grande Eu Sou e os deuses do Egito"
Todos um dia já ouviram falar das pragas do Egito, quando Moisés tentou tirar por ordem de Deus o povo israelita escravizado no Egito.
Mas porque razão foi necessário as dez pragas sobre aquele povo? Qual era o recado de Deus para faraó e os egípcios?
O Egito na época de Moisés era a maior potencia em termos de governo, domínio e tecnologia. Um país avançado nas artes, na engenharia, arquitetura, administração e muito mais. O Egito era governado por um faraó, mas além de adorá-lo como uma encarnação do deus sol adoravam também cerca de 2000 deuses. Praticamente tudo que existia estava associado a um deus. Então, nosso Deus levantou Moisés para revelar Sua glória ao Egito e a pergunta de Moisés foi: Senhor, quando me perguntarem Seu nome o que é que eu digo? E a resposta foi: "EU SOU O QUE SOU, EU SOU me enviou a vós" Êxodo 3.14
Em resumo, Deus estava falando que Ele era o grande Eu sou, Ele era tudo e nada podia ser comparado a Ele. Então, quando Moisés apresentou o grande EU SOU a faraó, é óbvio que ele não iria acreditar que apenas um Deus, com um nome tão estranho pudesse vencer os cerca de 2000 deuses do Egito. Então, Deus começa a mostrar seu poder sobre cada um daqueles deuses através das 10 pragas:
Primeira praga: Águas tornam-se sangue
O rio Nilo era adorado pelos egípcios, aliás o Egito era considerado uma dádiva do Nilo. Ele criam que os principais deuses governavam o Nilo. Dentre tantos o principal era o deus Hâpi, chamado de "o criador do homem, que foi formado através da lama do Nilo."
Quando as águas do Nilo se tornaram em sangue por sete dias e toda vida do Nilo cessou, Deus mostrou sua onipotência ao Egito, derrotando o deus Hâpi.
Segunda praga: Rãs
Outro deus adorado no Egito era a deusa Rã Heqt, chamada "deusa da ressurreição". Quando as rãs invadiram o Egito e morreram, elas foram ajuntadas aos montões sobre a terra, que ficou cheirando mal por muito tempo. Deus mais uma vez mostrando que Ele é o único! Onde estava a deusa da ressurreição neste momento?
Terceira praga: Piolhos
O pó da terra se transformou em piolhos e isto foi considerado magia pelos egípcios, então os magos invocaram a Tot, considerado "senhor da magia", mas eles foram totalmente desmoralizados, pois os seus deuses não responderam as suas petições.
Quarta praga: As moscas
O Egito adoravam a Ptah, chamado "criador de todas as coisas", inclusive das moscas. Quando a terra do Egito foi invadida pelas moscas, com excessão da terra de Gósen, onde o povo de Israel vivia. Deus estava guardando o Seu povo e derrotando a Ptah.
Quinta praga: A peste nos animais
Deus derrotou dois deuses em uma só vez. Derrotou Hathor, a deusa-vaca e derrotou Àpis, o deus-touro, aquele mesmo bezerro de ouro que os israelitas quiseram adorar depois.
Sexta praga: Úlceras
Tanto homens como animais foram acometidos de furúnculos e sarnas com esta praga. Os magos clamaram a Imhotep, considerado "deus da medicina", mas este não fez nada. Deus o derrotou!
Sétima praga: A Saraiva
Nesta praga os céus do Egito se encheram de trovões e fogo, imaginem o desespero daquele que olhava para o céu. Foi assim que Deus mostrou que tanto Reshpu, chamado de "controlador das chuvas e trovões", quanto Nut, considerado "deus-céu" não tinham poder nenhum.
Oitava praga: Os gafanhotos
Faraó confiava em sua força e na força do deus Min, "protetor das lavouras", para guardar seus celeiros dos gafanhotos. Mas Deus os derrotou, pois os gafanhotos não deixaram nem uma folhinha sobre toda a terra do Egito.
Nona praga: Trevas
Por três dias o Egito ficou mergulhado em densas trevas, trevas que eram palpáveis de tão densas. A luz do Egito, representada pelos deuses Rá, "deus-sol" e Hórus e Aten, "deuses solares", foi apagada. Mais uma vez Deus mostrando sua grandiosidade.
Décima praga: A morte dos primogênitos
Faraó era considerado a encarnação de Osíris, "o doador da vida" e também a Ísis, "deusa da vida". Nem Faraó, nem Ísis e nem Osíris puderam trazer os primogênitos de volta a vida. Deus é Senhor sobre tudo e todos!!!
Assim, Deus mostrou que Ele é o GRANDE EU SOU, aquele povo pôde ver que seus deuses eram completamente inúteis e que só há um Deus sobre toda a terra. Assim diz o Senhor: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei..." Isaías 42.8
Extraído de: adoracaosemlimitesmariangela.blogspot.com.br
Mas porque razão foi necessário as dez pragas sobre aquele povo? Qual era o recado de Deus para faraó e os egípcios?
O Egito na época de Moisés era a maior potencia em termos de governo, domínio e tecnologia. Um país avançado nas artes, na engenharia, arquitetura, administração e muito mais. O Egito era governado por um faraó, mas além de adorá-lo como uma encarnação do deus sol adoravam também cerca de 2000 deuses. Praticamente tudo que existia estava associado a um deus. Então, nosso Deus levantou Moisés para revelar Sua glória ao Egito e a pergunta de Moisés foi: Senhor, quando me perguntarem Seu nome o que é que eu digo? E a resposta foi: "EU SOU O QUE SOU, EU SOU me enviou a vós" Êxodo 3.14
Em resumo, Deus estava falando que Ele era o grande Eu sou, Ele era tudo e nada podia ser comparado a Ele. Então, quando Moisés apresentou o grande EU SOU a faraó, é óbvio que ele não iria acreditar que apenas um Deus, com um nome tão estranho pudesse vencer os cerca de 2000 deuses do Egito. Então, Deus começa a mostrar seu poder sobre cada um daqueles deuses através das 10 pragas:
Primeira praga: Águas tornam-se sangue
O rio Nilo era adorado pelos egípcios, aliás o Egito era considerado uma dádiva do Nilo. Ele criam que os principais deuses governavam o Nilo. Dentre tantos o principal era o deus Hâpi, chamado de "o criador do homem, que foi formado através da lama do Nilo."
Quando as águas do Nilo se tornaram em sangue por sete dias e toda vida do Nilo cessou, Deus mostrou sua onipotência ao Egito, derrotando o deus Hâpi.
Segunda praga: Rãs
Outro deus adorado no Egito era a deusa Rã Heqt, chamada "deusa da ressurreição". Quando as rãs invadiram o Egito e morreram, elas foram ajuntadas aos montões sobre a terra, que ficou cheirando mal por muito tempo. Deus mais uma vez mostrando que Ele é o único! Onde estava a deusa da ressurreição neste momento?
Terceira praga: Piolhos
O pó da terra se transformou em piolhos e isto foi considerado magia pelos egípcios, então os magos invocaram a Tot, considerado "senhor da magia", mas eles foram totalmente desmoralizados, pois os seus deuses não responderam as suas petições.
Quarta praga: As moscas
O Egito adoravam a Ptah, chamado "criador de todas as coisas", inclusive das moscas. Quando a terra do Egito foi invadida pelas moscas, com excessão da terra de Gósen, onde o povo de Israel vivia. Deus estava guardando o Seu povo e derrotando a Ptah.
Quinta praga: A peste nos animais
Deus derrotou dois deuses em uma só vez. Derrotou Hathor, a deusa-vaca e derrotou Àpis, o deus-touro, aquele mesmo bezerro de ouro que os israelitas quiseram adorar depois.
Sexta praga: Úlceras
Tanto homens como animais foram acometidos de furúnculos e sarnas com esta praga. Os magos clamaram a Imhotep, considerado "deus da medicina", mas este não fez nada. Deus o derrotou!
Sétima praga: A Saraiva
Nesta praga os céus do Egito se encheram de trovões e fogo, imaginem o desespero daquele que olhava para o céu. Foi assim que Deus mostrou que tanto Reshpu, chamado de "controlador das chuvas e trovões", quanto Nut, considerado "deus-céu" não tinham poder nenhum.
Oitava praga: Os gafanhotos
Faraó confiava em sua força e na força do deus Min, "protetor das lavouras", para guardar seus celeiros dos gafanhotos. Mas Deus os derrotou, pois os gafanhotos não deixaram nem uma folhinha sobre toda a terra do Egito.
Nona praga: Trevas
Por três dias o Egito ficou mergulhado em densas trevas, trevas que eram palpáveis de tão densas. A luz do Egito, representada pelos deuses Rá, "deus-sol" e Hórus e Aten, "deuses solares", foi apagada. Mais uma vez Deus mostrando sua grandiosidade.
Décima praga: A morte dos primogênitos
Faraó era considerado a encarnação de Osíris, "o doador da vida" e também a Ísis, "deusa da vida". Nem Faraó, nem Ísis e nem Osíris puderam trazer os primogênitos de volta a vida. Deus é Senhor sobre tudo e todos!!!
Assim, Deus mostrou que Ele é o GRANDE EU SOU, aquele povo pôde ver que seus deuses eram completamente inúteis e que só há um Deus sobre toda a terra. Assim diz o Senhor: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei..." Isaías 42.8
Extraído de: adoracaosemlimitesmariangela.blogspot.com.br
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Quatro Leis que fazem um Casamento dar certo (Sermão do Pr. Coty)
Classe de casais - Lição do dia 02/09/2012
(Professores Hernani Freitas e Regina)
Gn 2.18 - 25 Examinai as escrituras, pois
nelas está a vida eterna.Não existe uma maneira de
resolver problemas da sociedade sem cuidarmos das questões do matrimônio. Gn 2.18 Deus deixa claro como
encherá a terra e exercerá domínio sobre ela. A Sociologia lança idéia de
família sem conceitos bíblicos. O hedonismo em voga tira a liberdade do homem.
Como a sociedade considera o
matrimônio?
Gn 2.18 – 25 No capítulo
18 de Gênesis Deus disse que não era bom o homem estar só. Era necessário uma ajudadora. Antes de Deus dar a mulher ao
homem, deu-lhe o trabalho. É preciso
descansar em Deus. Por isso o homem
adormeceu para que ela fosse tirada dele.
Primeira lei – Deixará pai e mãe e
se unirá à sua mulher: Lei da prioridade. A pessoa mais importante agora é seu cônjuge. Há uma
prioridade. Casamento é o mecanismo divino mais eficaz de Deus para produzir
maturidade no ser humano. O que deixa alguém pronto para o matrimônio é a emancipação emocional e
financeira. Não podemos mais depender dos pais. Na primeira briga procura a
mãe? Agora o homem torna-se marido. A
mulher torna-se esposa.
Segunda lei –
Se unirá: Lei do
esforço. No hebraico é aquilo que se consegue por esforço. Perseguir
até que alcançar. Harmonização de alma. Entrosamento emocional e espiritual que
se consegue por esforço. Há casamentos de anos em que as pessoas ainda não se
uniram. A essência do amor não é sentimento, é mandamento. É algo que vai além do romantismo. Não é só
química ou hormônio, mas uma responsabilidade moral. Pode até não sentir, mas
pode-se amar.
Lutero viveu uma das piores épocas da história; A Idade das trevas. Nem os rudimentos bíblicos no sentido de salvação a igreja tinha mais. Ele estava na Era das indulgências. Por isso não existe reavivamento sem reabiblamento. Ele descobriu então que o justo viveria pela fé. Não eram as indulgências. Isso foi um grande impacto sociológico.
Lutero criou uma grande revolução sexual ao estudar a Bíblia e traduzir o Novo Testamento. O texto lido sobre o casamento impactou a época. Pessoas viviam em isolamento para buscar a Deus nos monastérios. O conceito de santidade era a abstinência espiritual. Como se ato sexual mesmo no casamento fosse considerado impuro.
Na época do capítulo 2 de Gênesis não havia governo nem instituição. O conceito de família era o princípio mais básico. Portanto casamento é a escola do caráter. Para servir a Deus ainda melhor temos que nos casar. Viva Lutero! Monges e freiras começaram a se casar, inclusive a esposa dele. Lutero disse que um ano de casamento o santificou mais do que 10 anos de monastério. Casamento não é para frouxo. É para quem quer ter caráter. É exercitar valores como fidelidade, compromisso, verdade.
Lutero viveu uma das piores épocas da história; A Idade das trevas. Nem os rudimentos bíblicos no sentido de salvação a igreja tinha mais. Ele estava na Era das indulgências. Por isso não existe reavivamento sem reabiblamento. Ele descobriu então que o justo viveria pela fé. Não eram as indulgências. Isso foi um grande impacto sociológico.
Lutero criou uma grande revolução sexual ao estudar a Bíblia e traduzir o Novo Testamento. O texto lido sobre o casamento impactou a época. Pessoas viviam em isolamento para buscar a Deus nos monastérios. O conceito de santidade era a abstinência espiritual. Como se ato sexual mesmo no casamento fosse considerado impuro.
Na época do capítulo 2 de Gênesis não havia governo nem instituição. O conceito de família era o princípio mais básico. Portanto casamento é a escola do caráter. Para servir a Deus ainda melhor temos que nos casar. Viva Lutero! Monges e freiras começaram a se casar, inclusive a esposa dele. Lutero disse que um ano de casamento o santificou mais do que 10 anos de monastério. Casamento não é para frouxo. É para quem quer ter caráter. É exercitar valores como fidelidade, compromisso, verdade.
Terceira lei – Serão os dois uma só carne: Lei de pertencer.
Nada agora mais é só seu. O que é
mais particular e privativo de cada um será dos dois. Não há nada mais
privativo do que o corpo. O corpo de um passa a pertencer ao outro. Imagina só as
outras coisas além do corpo, como cartão, cheque, etc.
O texto que melhor identifica aliança é “Pai, todas as minhas coisas são tuas e todas tuas são minhas e nisso sou glorificado.” Rendição total a Deus. Tudo o que é seu é de Deus e tudo o que é de Deus é seu. O sobrenatural a partir daí passa a tocar no espírito do homem. Quando violamos a Lei de pertencer passamos a produzir separação. Deve haver disposição de compartilhar.
O texto que melhor identifica aliança é “Pai, todas as minhas coisas são tuas e todas tuas são minhas e nisso sou glorificado.” Rendição total a Deus. Tudo o que é seu é de Deus e tudo o que é de Deus é seu. O sobrenatural a partir daí passa a tocar no espírito do homem. Quando violamos a Lei de pertencer passamos a produzir separação. Deve haver disposição de compartilhar.
Quarta lei – Ambos estavam nus: Lei da nudez.
Nudez além da física: Nudez da
alma! Não esconder o pecado, as dúvidas, temores e vergonhas para si. Um casal deve possuir uma vida transparente. A integridade é o princípio da intimidade e da confiança. Não existe legítima intimidade sem confiança e vice versa. Não há
integridade sem verdade! E é isso que faz um casamento dar certo.
Para resolver questões de casais que guardam segredos um do outro, que alicerçam a vida na mentira e na dissimulação; A lei da nudez é o princípio. Deus compartilha suas frustrações conosco através da vida de Oseias: Ele se casou com uma prostituta para mostrar como Jerusalém se prostituiu e traiu a Deus.
No capítulo 6 vemos o processo para cuidar da ferida da violação do matrimônio. Deus faz a ferida e a cura! Uma verdadeira cirurgia espiritual! Pode ser que doa para que haja cura no casamento (uma ferida que trata da ferida). Não há como lidar com o adultério superficialmente. Não há como compartilhar com o cônjuge que o traiu sem feri-lo profundamente. É muito duro! A única chance é um processo cirúrgico de rasgar, expor e tratar profundamente. É necessário ser responsável pelo pecado para que Deus opere. Só assim dará certo.
Para resolver questões de casais que guardam segredos um do outro, que alicerçam a vida na mentira e na dissimulação; A lei da nudez é o princípio. Deus compartilha suas frustrações conosco através da vida de Oseias: Ele se casou com uma prostituta para mostrar como Jerusalém se prostituiu e traiu a Deus.
No capítulo 6 vemos o processo para cuidar da ferida da violação do matrimônio. Deus faz a ferida e a cura! Uma verdadeira cirurgia espiritual! Pode ser que doa para que haja cura no casamento (uma ferida que trata da ferida). Não há como lidar com o adultério superficialmente. Não há como compartilhar com o cônjuge que o traiu sem feri-lo profundamente. É muito duro! A única chance é um processo cirúrgico de rasgar, expor e tratar profundamente. É necessário ser responsável pelo pecado para que Deus opere. Só assim dará certo.
Conclusão
Assumindo compromisso com
estas Leis todo casamento torna-se viável. Isso pode produzir impactos por
gerações. Certamente podem restaurar os fundamentos para o bem da sociedade. Se precisamos de um conserto é necessário primeiro uma decisão. Temos 48 horas para tomar as decisões.
Caso não o façamos dificilmente o faremos depois. Mudança começa com quebrantamento, humildade e
determinação. Deus habita e vivifica o contrito e quebrantado de coração. Existem oportunidades na vida de
recomeço! Reconstrua! Acerte sua vida conjugal! Deixe Deus a restaurar! Sejam unidos e tenham sabedoria nos momentos em que a tempestades sobrevier. E isto vale para qualquer área de sua vida! "E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." Romanos 5.3-5
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Reunião EbGet
Venha interceder pela Escola Bíblica neste Sábado (01/09) às 19h30, na sala da Escola Bíblica, na Igreja Batista Getsêmani Templo Sede. É muito importante orarmos pela divulgação da Palavra de Deus e para que Deus dê a cada professor a sabedoria que provém Dele.
A história da Bíblia no Brasil Império
Trazida ao Brasil pela família real portuguesa em 1808, a Bíblia Sagrada passou a ser difundida em um período onde apenas um em cada dez brasileiros sabia ler. Para mostrar como a mensagem era difundida nessa época a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando o livro “A Bíblia no Brasil Império”.
O livro de autoria de Luiz Antonia Giraldi, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, traz em riquezas de detalhes da época quando a distribuição das Sagradas Escrituras tinha poucas possibilidades de acontecer.
Diversos obstáculos precisavam ser atravessados para que a Palavra de Deus fosse difundida no período que durou até 1889, quando aconteceu a proclamação da República, entre eles a falta de estradas e meios de transportes que pudessem ser usados para levar a Bíblia para todo o país.
A edição especial é voltada para estudantes e professores de Teologia e leitores interessados em história do Brasil, com essa obra será possível entender como apesar de todas as circunstâncias como o Livro Sagrado conseguiu ser difundido.
Para tal feito foi de extrema importância o trabalho de duas sociedades bíblicas, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Sociedade Bíblica Americana que trabalharam muito, chegando a bater de porta em porta para preparar o caminho para os futuros missionários.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Why I Hate Religion, But Love Jesus
Mensagem maravilhosa e verdadeira que nos faz refletir sobre a religiosidade em contrapartida com o evangelho que temos estudado! Devemos colocá-lo em prática ao invés de dar lugar as regras que são implantadas em nossa mente a partir da religião. Acredite "...é um problema quando as pessoas sabem que você é um cristão somente através de seu Facebook. É como dizer que você torce para um time, só porque você comprou seu uniforme."
A Igreja de Deus precisa fazer a diferença. Mostrar a Graça que foi dada por Jesus a nós, o Seu grande amor e Sua morte na cruz, sendo humildes, reconhecendo seus pecados e abrindo as portas para aqueles que precisam de nossa ajuda. "Se a Graça é como a água, então a igreja deveria ser um oceano. Não pode ser museo para pessoas "bondosas"e sim um hospital para doentes." E quem é a igreja? Somos nós!
"Vocês, também, como pedras vivas, deixem que
Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão
como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus
Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite." I Pedro 2.5 "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Romanos 4.5
Link para acesso: http://www.youtube.com/watch?v=ngEudEAt8vU&feature=share
terça-feira, 28 de agosto de 2012
"CHUVA DE BÍBLIAS" Projeto missionário utiliza estratégia pouco convencional!
No dia 19 de julho, uma equipe de missionários se reuniu perto de Paju, Coreia do Sul, para lançar 30 balões de gás carregados de Novos Testamentos, folhetos com versículos bíblicos e outras mensagens cristãs para a Coreia do Norte.
Tendo analisado as condições favoráveis do clima e um vento que soprava forte na direção desejada, os balões foram diretamente para o norte alcançando aquele país isolado.
Tendo analisado as condições favoráveis do clima e um vento que soprava forte na direção desejada, os balões foram diretamente para o norte alcançando aquele país isolado.
“O evangelho é a boa notícia que irá salvar os galhos secos na Coreia do Norte, como uma chuva de boas-vindas”, exclamou um dos missionários durante uma oração feita antes do lançamento. A equipe responsável pelo envio era composta de missionários, voluntários, estudantes universitários e cristãos que têm parentes vivendo na Coreia do Norte.
Soldados sul-coreanos visitaram o local de lançamento, como de costume, mas em menor número do que no ano passado. Apesar do clima favorável, desta vez apenas 10 dos 30 balões preparados alçaram voo. O motivo foram problemas com o combustível a base de hidrogênio. Mesmo assim, a equipe orou antes do lançamento agradecendo por que foram enviadas 1.000 Bíblias e 90.000 folhetos.
“Estes homens e mulheres mostram uma paixão pelo lançamento de balões, pois sabem que a Palavra de Deus é enviada nesses balões por suas mãos”, escreveu um membro da Missão A Voz dos Mártires. ”Embora eles não possam entrar na Coreia do Norte, estes panfletos podem.” Mais de 7.900 Novos Testamentos já foram enviados à Coreia do Norte em 2012.
A Seoul EUA é uma ONG coreano-americana que lança material evangélico desta maneira de 70 a 80 vezes por ano. Mas para os que duvidam da eficácia de seus métodos, eles agora tem provas de que seus balões estão atingindo o alvo.O uso de dispositivos de rastreamento GPS acoplados aos balões confirma a localização precisa de vários de seus lançamentos este ano e as imagens fotográficas podem ser acompanhadas em seu site.
“Há muitos anos sabemos que os lançamentos de nossos balões têm atingido as áreas que planejamos por causa da resposta irada do governo norte-coreano”, disse o Presidente da ONG, o pastor Eric Foley. ”Mas os dispositivos de GPS nos fornecem dados precisos que nos ajudarão a aumentar ainda mais a precisão dos lançamentos futuros.”
A Coreia do Norte é o pais mais fechado do mundo para o Evangelho, lembra Foley. “Quando o governo sul-coreano tentou acalmar a tensão politica com a Coreia do Norte na década de 1990″, continua Foley, “eles perguntaram aos norte-coreanos, ‘Como podemos deixar vocês felizes?” ”Parem de mandar balões e parem de fazer transmissões cristãs de rádio” foi a resposta. Embora o governo norte-coreano tente de tudo para impedir as transmissões de rádio e os balões, a mensagem de Deus continua chegando pelos céus.Estima-se que o regime norte-coreano ainda tenha mais de 70.000 cristãos aprisionados em campos de concentração.Uma pessoa pode ir para a prisão por toda a vida apenas pelo “crime” de possuir uma Bíblia.
Traduzido e adaptado de Charisma News - Extraído de http://noticias.gospelprime.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)





